Para escolhas mais saudáveis, leia e entenda os rótulos dos produtos.

Fonte: NESTLÉ

Segundo o Ministério da Saúde (MS), aproximadamente 70% dos brasileiros consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra. Apesar desse hábito saudável, mais da metade não entende corretamente o significado das informações.

Estampar informações nutricionais nos rótulos chama-se Rotulagem Nutricional. É um procedimento obrigatório no Brasil desde 2003 para que os consumidores conheçam as propriedades nutricionais dos alimentos e, dessa forma, possam fazer escolhas mais saudáveis.

A nutricionista Maria Fernanda Elias explica que o alimento deve trazer no rótulo uma Tabela Nutricional com valor energético e quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras alimentares e sódio. Além desses itens obrigatórios, os fabricantes podem declarar outros nutrientes, como vitaminas, minerais e colesterol.

A Tabela Nutricional deve indicar as informações por porção, ou seja, na quantidade média que deveria ser consumida por pessoas sadias durante as refeições. Por exemplo: 1 colher de sopa de queijo ralado (10g) e 1 copo de suco (200 mL). Essa tabela também deve mostrar quanto a porção daquele alimento contribui em energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias, ou seja, o Percentual de Valor Diário – %VD.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s