Consulte sempre as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos. Elas ajudam você a fazer escolhas mais saudáveis.

Fonte: NESTLÉ

A nutricionista Maria Fernanda Elias explica que os alimentos devem trazer no rótulo uma Tabela Nutricional com valor energético e quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras alimentares e sódio. Além desses itens obrigatórios, os fabricantes podem declarar outros nutrientes, como vitaminas, minerais e colesterol.

Confira a seguir um pouco sobre cada um dos nutrientes declarados nas Tabelas Nutricionais:

Valor Energético – É a energia produzida pelo nosso corpo ao consumir carboidratos, proteínas e gorduras totais. O Valor Energético vem expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).

Carboidratos – A principal função dos Carboidratos é fornecer energia para o corpo. Eles são encontrados em maior quantidade nas massas, no arroz, açúcar, mel, em pães, farinhas, tubérculos e nos doces em geral.

Proteínas – As Proteínas são necessárias para a construção e manutenção do nosso corpo. São encontradas em carnes, ovos, leites e derivados, ou em leguminosas (feijões, soja e ervilha).

Gorduras Totais – São fontes de energia e ajudam no aproveitamento das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento.

Gorduras Saturadas – Presentes em alimentos de origem animal, como: carnes, toucinho, pele de frango e queijos. Quando consumidas em grandes quantidades, podem aumentar o risco de doenças cardíacas.

Gorduras Trans – Encontradas na carne, no leite e nos alimentos industrializados que utilizam gorduras vegetais hidrogenadas em sua preparação. O excesso de Gordura Trans pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Fibras Alimentares – Estão presentes em alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia o funcionamento do intestino.

Sódio – É encontrado no sal de cozinha e em alimentos industrializados. O consumo excessivo de sal pode levar ao aumento da pressão arterial.

O Ministério da Saúde (MS) orienta os consumidores a preferirem alimentos com conteúdo aumentado de fibras alimentares e pobres em gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.

Na próxima visita ao supermercado, procure pelas informações nutricionais nos rótulos dos produtos e leve mais saúde para sua casa.

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Um comentário sobre “Consulte sempre as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos. Elas ajudam você a fazer escolhas mais saudáveis.

  1. Paulo disse:

    Legal ! Eu também já aprendi a olhar isso há alguns anos. Quando eu olho as informações nutricionais, o que mais reparo é o valor energético, gorduras (trans e saturada) e também sódio. Uma coisa que ajuda muito para leigos como eu é a coluna %VD, que indica o quanto aquela quantidade de alimento vai representar na quantidade diária recomendada. Por causa dessa coluna %VD, eu praticamente nunca mais comi bolachas recheadas ou molho soyo, porque constatei que pequenas porções representavam mais do que o total diário recomendado de gordura e sódio, respectivamente…

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