Água – Beleza e Hidratação

Qual a importância da água para o organismo?

O nosso corpo é composto por mais de 2/3 de água, portanto, beber água é essencial para o seu bom funcionamento. Algumas das funções da água no nosso organismo são: transporte de nutrientes para as células, manutenção da temperatura e eliminação de substâncias tóxicas.

 A água é importante para manter a pele bonita? Por que?

E o cabelo? Por que?

Sim. A pele é o maior órgão do corpo e, como qualquer outro órgão, obtém seus nutrientes a partir daquilo que comemos e bebemos. Quando a pessoa não ingere água suficiente todo o corpo sofre. O cabelo e a pele ficam ressecados e até aumentam as chances de surgir a temida celulite, pois as toxinas não são eliminadas de forma adequada.

  A água ajuda no processo digestivo? Como funciona?

Sim, a água participa de todo o processo digestivo. Inicialmente, como parte da composição da saliva, ela auxilia na mastigação e na deglutição do alimento. No estômago, a água contribui para a formação do bolo alimentar que é transportado para o intestino. No intestino, a água participa da absorção de nutrientes, assim como na  formação e eliminação das fezes.

 Água ajuda a perder peso? Por que?

Não existem estudos científicos que comprovem que a simples ingestão da água ajude a perder peso. O processo de emagrecimento envolve a adoção de uma dieta equilibrada – onde a água tem seu papel fundamental – e a adoção de outros hábitos de vida saudável, como por exemplo, a prática de atividade física.

 Existe uma quantia correta de água a ser ingerida por dia?

Sim, existe, mas varia de acordo com vários fatores, dentre eles: sexo, idade, peso, temperatura ambiente e tipo de atividade física de cada pessoa. A ingestão diária recomendada de água para jovens, entre 9 e 13 anos, é de 2,1 litros para mulheres e 2,4 litros para homens (estes valores consideram a água total proveniente das bebidas e dos alimentos).

 Quando estamos doentes é necessário beber mais água? Se depender da doença, cite algumas.

Sim. Doenças em que a pessoa apresenta febre, vômito e diarréia podem rapidamente levar a um quadro de desidratação e, portanto, existe a necessidade de maior reposição de água. Os maiores grupos de risco são os bebês, as crianças e os idosos.

 Tem problema beber líquidos durante a refeição? Por que?

Como não existe consenso entre os especialistas, recomenda-se optar pelo equilíbrio e beber, no máximo, um copo de 200 ml. Até o limite de um copo, a água atua de forma positiva, auxiliando a formação do bolo alimentar. Acima desta quantidade, o efeito passa a ser negativo, pois a água começa a diluir as enzimas digestivas e o suco gástrico, atrapalhando o processo digestivo.

 Quem pratica exercício deve tomar mais água? Tem algum problema beber enquanto pratica?

Sim para a primeira pergunta e Não para a segunda. Tomar água é essencial antes, durante e depois da atividade física para contrapor os efeitos negativos da desidratação sobre a saúde e o desempenho. Tomar água antes, garante que você esteja bem hidratado ao iniciar o exercício. A ingestão durante a atividade regula a tempera do corpo e repões o líquido perdido pelo suor. Tomar água ao final do exercício garante a recuperação total da hidratação.

 Se está com sede é melhor tomar água ou um suco? Qual diferença fará para a saúde escolher entre eles?

Na hora da sede, tanto a água como o suco farão o papel de hidratar o organismo. A diferença está na composição das bebidas. Por exemplo: a água não fornece calorias e a versão mineral engarrafada pode conter minerais como cálcio, magnésio e sódio. Já o suco, se for de frutas, por exemplo, além de fornecer energia, pode conter uma variedade de vitaminas, minerais além de outros nutrientes.

 Atrevidinha

Fonte: Maria Fernanda Elias
 
Matéria na íntegra:
Revista Atrevidinha– Ed 59/ 2009
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