IMC – Índice de Massa Corporal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é utilizado internacionalmente por profissionais de saúde como indicativo do estado nutricional de adultos e, consequentemente, possíveis riscos à saúde.

A popularidade do IMC se deve ao fato de ser uma ferramenta simples e rápida, entretanto, existem algumas limitações na sua utilização já que os resultados podem não ser tão exatos em algumas situações, como nos casos de atletas e gestantes.

É importante lembrar também que o peso é apenas um dos vários fatores de risco relacionados à saúde. Em caso de dúvida ou preocupação com seu peso, procure sempre um médico ou nutricionista.

Para calcular seu IMC divida seu peso (kg) por sua altura (cm) ao quadrado. Se você tem mais de 20 anos, confira seu resultado abaixo:

IMC < 18,5 – Baixo Peso 

O baixo índice de massa corpórea pode representar risco para sua saúde, pois é um indicativo de desnutrição e de um sistema imunológico debilitado, tornando o corpo suscetível a diversas doenças. Procure um médico ou nutricionista, profissionais capacitados para avaliar sua condição física por meio de exames clínicos e laboratoriais, para verificar a necessidade de ganho de peso.

Dica: Uma alimentação equilibrada – que contempla o consumo de água, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras – tem papel fundamental na manutenção de um peso saudável. A prática regular de atividade física, as técnicas de combate ao stress e boas noites de sono contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

18,5 ≥  IMC ≤ 24,9 – Peso Adequado

O índice de massa corporal classificado entre 18,5 e 24,9 está associado com a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças do coração. Entretanto, o peso é apenas um dos vários fatores de risco relacionados à saúde. Consulte um médico ou nutricionista periodicamente para uma avaliação completa do seu estado nutricional. 

Dica: Uma alimentação balanceada, aliada à prática regular de atividade física, contribui para a manutenção do peso saudável, redução do risco de doenças e melhoria da qualidade de vida.

 

IMC > 25,0 – Excesso de Peso

Pessoas com excesso de peso estão em condição de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer. O perigo é maior entre aqueles indivíduos com níveis elevados de LDL-colesterol e baixos níveis de HDL-colesterol. É indicado que haja diminuição gradativa do IMC por meio de mudanças de hábitos alimentares e prática de atividade física regular. Procure sempre a orientação de profissionais capacitados para uma avaliação personalizada e acompanhamento das atividades.

 Dica: Uma pessoa perde peso quando a quantidade total de energia (calorias) que ela consome por meio dos alimentos for menor que a quantidade de energia que ela gasta fazendo as atividades cotidianas. As pessoas que mantém um equilíbrio energético não ganham nem perdem peso.

 “ATENÇÃO: As informações fornecidas nesta área são direcionadas ao público em geral com objetivo de promover hábitos de vida saudável. As orientações não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta”.

 

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