População brasileira apresenta ingestão inadequada de cálcio

 Pesquisas realizadas no Brasil nos últimos anos apontam que a ingestão de cálcio pela população é de cerca de 300 a 500 mg por dia, valores muito inferiores às recomendações atuais de cerca de 1.000 mg para população adulta. Os dados são confirmados pelo estudo BRAZOS (The Brazilian Osteoporosis Study) que constatou que 99% da população apresentam ingestão inadequada do mineral, sendo que o consumo médio atinge apenas 52% das necessidades diárias.

As melhores fontes dietéticas de cálcio são leite, queijo e iogurte, sendo que, sem eles, dificilmente consegue-se atender as recomendações diárias deste nutriente, quando comparado a outros alimentos considerados fontes, como os vegetais verdes-escuros. Os leites com baixo teor de gordura e os desnatados também são ricos em cálcio.

 A literatura científica oferece amplo conhecimento sobre a importância do cálcio para as diversas funções biológicas e seu envolvimento na saúde óssea, pressão arterial, manutenção do peso corporal, síndrome da resistência à insulina, dentre outros.

Considerado um alimento saboroso e extremamente versátil, o leite é consumido principalmente no café da manhã, podendo ser utilizado como ingrediente culinário nas mais variadas preparações doces e salgadas.

A recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira e da Pirâmide dos Alimentos é que se consuma diariamente três porções de leite e derivados, sendo que uma porção equivale a um copo de leite (200ml) ou 1 ½ fatia (50g) de queijo tipo minas.

 Fonte: Revista Nestlé Bio no. 12

Anúncios

3 comentários sobre “População brasileira apresenta ingestão inadequada de cálcio

  1. Loreno E. Taffarel disse:

    Parabéns pela reportagem “População brasileira apresenta ingestão inadequada de cálcio”.
    Deveriam haver mais estudos e divulgação deste tipo.
    Loreno E. Taffarel
    Médico Veterinário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s