Quinoa: a planta sagrada dos Incas

O nome quinoa tem origem quéchua, o idioma inca, e significa “Grão Mãe” ou “Grão de Ouro”. A escolha do nome remete às propriedades nutricionais do vegetal, considerado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) como um dos alimentos mais completos e balanceados para consumo humano. Os astronautas da NASA contam com os benefícios do “trigo dos incas” para compor suas dietas em missões de longa duração.

A quinoa Real, variedade com maior demanda no mundo, apresenta grãos mais volumosos e mais claros, além de conteúdo protéico mais expressivo. Ela é cultivada no sul do altiplano boliviano, onde sobrevive às duras condições de clima e solo, e sua colheita ocorre apenas uma vez ao ano, o que justifica o preço de mercado elevado.

Sob o ponto de vista nutricional, a quinoa ganha destaque frente a muitos cereais por ser considerada importante fonte de proteínas.  A boa digestibilidade, assim como o equilíbrio de aminoácidos essenciais, torna seu conteúdo protéico similar ao do leite de vaca. O grão de quinoa fornece importante quantidade de vitaminas e minerais, sobretudo vitamina E, ferro e cálcio.

Devido à ausência de glúten, os portadores de doença celíaca são os grandes beneficiados na utilização da quinoa como ingrediente nas mais diversas preparações. Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados em saladas ou cozidos como substituto do arroz; a quinoa em flocos pode ser polvilhada sobre frutas e iogurtes; a farinha é a melhor opção na hora de preparar massas, pães, bolos, tortas e biscoitos.

Fonte: Revista Nestlé Bio no. 13
Anúncios

Um comentário sobre “Quinoa: a planta sagrada dos Incas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s