Alimentos Funcionais

Os alimentos funcionais, quando consumidos como parte da alimentação usual, produzem efeitos benéficos para a saúde, além das funções nutritivas básicas. Os benefícios variam de acordo com os componentes ativos presentes nesses alimentos.

– O RESVERATROL – componente presente no vinho tinto – retarda o processo de envelhecimento, protegendo as células da ação dos radicais livres. Além disso, ele promove a saúde cardiovascular pois auxilia o fluxo sanguíneo.

– O GINGEROL – presente no gengibre – tem ação antioxidante, antiinflamatória e possui efeito anti-emético, aliviando sintomas de enjôo e náuseas.

– A QUERCETINA –  encontrada, principalmente, na cebola e no brócolis – têm efeitos na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

– Os PROBIÓTICOS – bactérias benéficas presentes no iogurte – promovem a saúde gastrintestinal, controle da hipertensão, redução do colesterol, saúde do trato urinário, imunomodulação, tolerância à lactose, efeito antialergênico e anticancerígeno, dentre outros.

 – As FIBRAS – presentes nos cereais integrais – atuam na redução dos níveis de colesterol sangüíneo, manutenção do peso e diminuição dos riscos de desenvolvimento de neoplasias.

 As frutas, os legumes e as verduras são os principais alimentos funcionais, pois, além de conter uma diversidade de compostos bioativos, são alimentos acessíveis para toda a população.

Anúncios

Um comentário sobre “Alimentos Funcionais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s