A Fome Oculta afeta 1 em 4 pessoas no mundo.

A carência de micronutrientes, conhecida como fome oculta, afeta cerca de um terço da população mundial e está relacionada principalmente à deficiência de ferro, zinco, iodo e vitamina A.

A fome oculta recebe essa nomenclatura por se instalar de forma silenciosa, sem sinais clínicos aparentes. Entretanto, mesmo que o quadro não seja avançado, ela já é capaz de causar danos relevantes à saúde, aos sistemas de saúde e à sociedade.

De modo geral, a desnutrição infantil resulta em retardo do crescimento, subdesenvolvimento físico e mental e aumento da mortalidade. Dentre os adultos, as maiores conseqüências são letargia, diminuição da capacidade física e reprodutiva, declínio da função cognitiva e debilidade imunológica.

Nesse sentido, a fome e a desnutrição são fatores que impedem o desenvolvimento econômico e social de comunidades e grandes nações. Os custos envolvidos no tratamento e no gerenciamento das consequências da desnutrição, sejam eles medidos em termos humanos, fiscais ou econômicos, são extremamente elevados.

Por outro lado, os especialistas defendem que os valores necessários para a prevenção da desnutrição são baixos. As ações governamentais e investimentos em nutrição são justificáveis, não apenas por questões morais, mas também pela redução de despesas com saúde, aumento da produtividade e conseqüente crescimento econômico e social.

Leia Mais:

Profissional de Saúde: http://www.nestle.com.br/nestlenutrisaude/NestleBio.aspx

 

Outros leitores: ftp://ftp.fao.org/docrep/fao/005/y8346m/y8346m01.pdf

 
Fonte: Maria Fernanda Elias. Fome Oculta: a palavra da Profa. Dra. Andréa Ramalho. Revista Nestlé Bio: Nutrição e Saúde. Ano 5, no. 14, 2011. 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s