A Ingestão fibras é um parâmetro de alimentação saudável.

Estima-se que, no Brasil, a ingestão diária de fibras seja entre 5g e 7g, valor muito abaixo do recomendado pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais. “Para ter uma ideia, o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, preconiza a ingestão de 25g de fibras por dia para adultos. Já a American Dietetic Association recomenda a ingestão de 25g a 35g”, explica a nutricionista.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ingestão fibras alimentares é um parâmetro de uma alimentação saudável, pois indica o consumo de alimentos vegetais e integrais. A recomendação é que 55% a 75% da energia diária provenham de frutas, legumes, verduras, cereais – de preferência integrais – tubérculos e raízes.

A restrição à ingestão de fibras só ocorre em determinadas patologia, como, por exemplo, na fase aguda de doenças inflamatórias intestinais e obstrução intestinal. É importante que seja feito um diagnóstico adequado, assim como observada a melhor conduta nutricional em cada caso, complementa Maria Fernanda Elias.

 

Fonte: blog Nutrição e Prática Saudável (http://migre.me/6ay37)

A equipe do blog Nutrição Prática & Saudável entrevistou a nutricionista Maria Fernanda Elias para entender um pouco mais sobre como está o consumo de fibras do brasileiro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s