Calorias: Perguntas e Respostas

Eu setembro, eu concedi uma entrevista para a Revista Sport Life sobre o tema “calorias”. Confira o conteúdo que foi notícia:

– O que é caloria? Caloria  é a unidade ainda utilizada para medida da energia. A caloria  (cal) foi originalmente definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um grama (1,0 g) de água em um grau Celsius (1,0 °C), mais precisamente de 14,5 °C para 15,5 °C. Como a quantidade de energia envolvida no metabolismo dos gêneros alimentícios é muito alta, a quilocaloria (kcal), equivalente a 1000 cal, comumente é utilizada para expressar os valores calóricos dos alimentos. Termoquimicamente, a definição da caloria é 4,184 Joules.

– Qual é a sua função para o corpo? As calorias que ingerimos diariamente devem fornecer energia suficientes para a realização das atividades de uma pessoa, bem como manter a temperatura constante do corpo. As diferentes atividades determinam exigências calóricas diferentes.

– De tanto “contar calorias” muitas pessoas acabam a encarando como um inimigo. Ela deve ser realmente tratada como um bicho papão? De forma alguma. As calorias são necessárias para que haja vida. Sem energia, o organismo não consegue desenvolver suas atividades biológicas. O problema ocorre apenas quando a ingestão calórica é maior do que a necessidade do indivíduo.

– Como se mede o valor calórico dos alimentos? Existem duas maneiras. Uma delas é por meio dos macronutrientes (proteínas, os carboidratos e as gorduras). Os macronutrientes, ao serem transformados em compostos menores, fornecem energia ao organismo por meio do metabolismo. Nesse sentido, 1g de proteínas = 4kcal; 1g de carboidratos = 4kcal; 1 g de gordura = 9kcal. Então, sabendo a quantidade (ou o valor centesimal) de cada macronutriente que compõe o alimento, basta fazer as contas. A outra forma é utilizar um equipamento chamado bomba calorimétrica. Esse aparelho determina e soma a energia bruta de todos os compostos orgânicos do alimento (carboidratos, proteínas, gorduras, água, fibras), portanto, é mais preciso.

– O que é a caloria negativa? De onde veio essa ideia?  O termo caloria negativa na verdade não faz sentido, pois não existe um alimento que forneça quantidade de energia menor que zero. Entretanto, o termo é muitas vezes utilizado para se referir a situação onde o organismo gasta mais energia para metabolizar o alimento do que a quantidade de energia presente no alimento. Essa situação é vista ao se consumir algumas frutas e hortaliças. Outro exemplo prático é o da água gelada. Apesar da água não conter calorias, o organismo gasta energia para metabolizar a água gelada consumida.

– Para você, qual é a melhor maneira de perder peso sem ficar neurótico com a contagem de calorias? Minha receita é adquirir hábitos de vida saudável (alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e manutenção do bem-estar). As pessoas não devem ficar presas ao valor calórico dos alimentos e lembrar que uma alimentação saudável depende de ingredientes variados (prato colorido), quantidade adequada e sabor. Além disso, sempre que possível, é importante consultar um nutricionista. Esse profissional poderá ajudar o indivíduo a atingir seus objetivos de maneira segura, saudável e comendo o que gosta, sem excluir nenhum tipo de alimento. Muitas vezes as pessoas tem receio que o nutricionista irá privá-las dos alimentos que gostam. Entretanto, todos os alimentos podem fazer parte de uma dieta saudável, desde que consumidos na quantidade certa, na combinação certa e na hora certa. Nessa tarefa complicada, o nutricionista é um aliado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s