O papel da gordura do leite na nutrição

A gordura do leite serve como importante veículo para vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e outras substâncias solúveis em gordura, como os carotenóides – principais fontes de vitamina A na dieta – que dão ao leite sua cor amarelo-creme.

Os ácidos graxos predominantes no leite são os saturados. Por esse motivo, o Ministério da Saúde recomenda que os adultos, sempre que possível, deem preferência aos produtos com menores quantidades de gorduras (semi-desnatados e desnatados). Como as vitaminas lipossolúveis são retiradas junto com a gordura, é importante observar se o produto é fortificado, principalmente, com vitaminas A e D. Crianças e gestantes devem consumir leite e derivados na forma integral.

Outro ácido graxo, chamado linoléico, atua na preservação e no desenvolvimento do sistema nervoso. A única maneira de obter esse ácido graxo é por meio da alimentação, já que o organismo não consegue produzi-lo.

O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda o consumo diário de três porções de leite e derivados (o equivalente a três copos de leite de 200 ml cada).

fonte: entrevista para o blog Nutrição Prática & Saudável.

Leia mais: http://migre.me/7t17P

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s