Mídia e Saúde: pessoas bem informadas se alimentam melhor

Pesquisadores italianos concluíram que quanto mais as pessoas se informam, por meio de jornais, televisão e internet, mais elas aderem a padrões alimentares saudáveis.

Essa foi a conclusão do estudo conduzido pelo Research Laboratories at the Fondazione di Ricerca e Cura “Giovanni Paolo II” em Campobasso, que analisou dados de uma amostra de mais de 1.000 pessoas, que faziam parte de um estudo epidemiológico envolvendo mais de 25.000 indivíduos do sul da Itália.

O artigo publicado recentemente no International Journal of Public Health foi pioneiro ao considerar a mídia de forma mais ampla e não apenas a televisão, como geralmente ocorre e que resulta em aspectos negativos para a saúde.

Segundo Marialaura Bonaccio, primeiro autor do artigo, “a literature científica foca principalmente na exposição à televisão, considerada um fator de risco por representar medida de inatividade física. Em nosso estudo, prestamos atenção na capacidade das pessoas em adquirirem informação, incluindo internet, jornais e revistas”. Os pesquisadores coletaram dados referentes ao estilo de vida, condição de saúde, hábitos alimentares, etc. e os participantes preencheram um questionário sobre a utilização das mídias.

“Os resultados mostraram que as pessoas mais expostas as informações fornecidas pela mídia eram as que mais aderiam aos padrões da dieta Mediterrânea, considerada padrão mundial de alimentação saudável, explicou  Americo Bonanni, chefe do Science communication unit of the Research Laboratories. “Da mesma forma, pessoas mais informadas pela mídia apresentaram maior consumo de frutas e peixes e menor consumo de gordura animal”.

A dieta Mediterrânea está associada à prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e a um estilo de vida mais saudável.

Fonte: Catholic University – Campobasso. Leia mais: http://migre.me/7AywA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s