As dietas vegetarias são mesmo saudáveis?

Para quem não sabe, o vegetariano é aquele indivíduo que exclui da sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos. As variações da dieta são denominadas: ovolactovegetariana, lactovegetariana, ovovegetariana (que excluem leite, derivados e ovos) e vegana (a mais restritiva, que exclui todos os alimentos de origem animal).

Na atualidade, a alimentação vegetariana é praticada por diversas razões – científicas, ambientais, religiosas, filosóficas, éticas. Estudos científicos demonstram que é possível atingir o equilíbrio e a adequação nutricional com dietas vegetarianas, desde que bem planejadas e, se necessário, suplementadas.

A dieta vegana, por exemplo, não apresenta fontes nutricionais de vitamina B12, que deve ser fornecida por meio de alimentos fortificados ou suplementos nutricionais. Além disso, deve ser monitorada a ingestão de cálcio e de proteínas pelos indivíduos.

Já, na dieta ovolactovegetariana, os nutrientes que exigem maior atenção são: ferro, zinco e ômega-3.

Por esse motivo, é fundamental que pessoas que adotam uma dieta vegetariana recebam uma orientação nutricional adequada. Essas dietas, quando atendem às necessidades nutricionais individuais, podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida.

Procure um nutricionista, sempre que tiver dúvidas sobre sua alimentação.

Fonte: Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s