Diabetes: Perguntas e Respostas

1. Quais são os principais mitos da alimentação do diabético?

O mito mais comum da alimentação do portador de diabetes é que ele deve seguir uma alimentação restritiva e se privar de uma série de alimentos. Na verdade, uma pessoa que tem o diabetes compensado, pode seguir uma dieta normal e consumir todos os alimentos que constam da pirâmide alimentar brasileira.

Acredita-se também que algumas frutas, por terem maior conteúdo de açúcares, não podem ser consumidas pelos diabéticos. Isso é outro mito. O diabético pode consumir todos os tipo de frutas.

Muita gente acredita que o diabético não deve consumir massas. Outro mito, as massas podem ser consumidas normalmente, principalmente aquelas feitas com cereais integrais, que são ricos em fibras. As fibras ajudam a prevenir os picos de glicemia.

2. Quais são as verdades da alimentação do diabético?

O portador de diabetes, assim como toda a população, deve estar atento à qualidade e variedade dos alimentos que consome. Por meio de uma alimentação equilibrada é possível controlar a patologia, evitando a hiperglicemia e a hipoglicemia.

Todos os alimentos são permitidos, desde que consumidos na quantidade certa e no momento certo. Por isso, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. A pessoa que tem o diabetes controlado não precisa se privar dos alimentos que gosta.

3. Quais alimentos favorecem o controle da glicemia? 

A orientação alimentar no diabetes já foi muito polêmica, porque antigas condutas eram norteadas pela retirada dos alimentos fontes de carboidratos. Os alimentos que ajudam no controle da glicemia são aqueles ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes e os alimentos feitos com cereais integrais (pães, massas).

4. Quais combinações de alimentos devem ser evitadas a fim de colaborar com o controle glicêmico?

Atualmente, a composição da dieta do diabético tem recomendações similares à dos não-diabéticos. Estudos têm mostrado que uma alimentação equilibrada associada à prática de atividade física tem grande efeito benéfico no controle da doença. Nenhum alimento precisa ser evitado, desde que se respeitem as quantidades, variedades e os horários.

É comum as pessoas mencionarem o consumo de alimentos de menor Índice Glicêmico (IG) ou Carga Glicêmica (CG), entretanto, a adoção do IG é controverso, pois alguns estudos mostram que dietas com baixos IG proporcionam melhoras apenas modestas no controle da glicemia. Isso se deve ao fato que alguns fatores interferem no IG (e na CG) como: o tamanho das porções, tipo e quantidade de nutrientes presentes nas refeições (proteínas, gorduras e fibras reduzem o IG), a forma de preparo do alimento, tipo de amido presente (amilose x amilopectina), características individuais de cada paciente, sensibilidade à insulina, atividade física e outros.

5. Pode comer pão?

Sim, o diabético não só pode como deve comer pão. Principalmente aqueles feitos com cereais integrais. O pão está no grupo que reside na base da pirâmide dos alimentos, que é a principal fonte de energia na nossa alimentação (tanto para o corpo como para o cérebro).

6. E bebidas alcoólicas, são permitidas?

Sim, as bebidas alcoólicas são permitidas de forma moderada, sendo, no máximo, uma dose (15 g de álcool) para mulheres e duas para homens. A abstenção do álcool deve ser enfatizada no caso de: obesidade, dislipidemias mistas, pancreatite, neuropatia, história anterior de abuso de álcool, controle metabólico instável, hipoglicemias frequentes e durante a gestação.

Anúncios

2 comentários sobre “Diabetes: Perguntas e Respostas

  1. If you can spare more time and do two surveys a day then you can double that to say $400 for six hours
    work. Businesses are realizing that online customer surveys are proving to be
    a goldmine of information. Instead, you work wherever you want to work and
    at your own comfort.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s