Nutricionista esclarece duvidas sobre Ácidos Graxos

Os ácidos graxos são componentes que formam os óleos e as gorduras, importantes na alimentação por fornecerem energia em alta densidade (9kcal/g) e atuarem como veículo para o transporte de vitaminas lipossolúveis e antioxidantes.

Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis ao organismo, pois fazem parte das membranas celulares e são precursores de mediadores da resposta imunológica e inflamatória. A ausência ou a inadequação desses na dieta está associada, principalmente, a distúrbios neurológicos, visuais e dérmicos (escamações e inflamações de pele).

Os ácidos graxos insaturados exercem efeito protetor ao organismo por reduzirem os níveis sanguíneos de LDL-C (colesterol ruim) e triglicérides, resultando em proteção cardiovascular.

A população deve fazer escolhas inteligentes, já que o excesso do consumo de gorduras (fontes dos ácidos graxos) está associado a sobrepeso e obesidade. A orientação é dar preferência ao consumo regular de peixes, azeites e oleaginosos (em quantidades condizentes às necessidades individuais).

Por Fábio Colatto, Jornalista

Leia a matéria completa no blog Corpo Ideal: http://migre.me/7Rfkh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s