Relatório da ONU alerta sobre escassez de água

Um estudo das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira afirma que a demanda pelos suprimentos de água no mundo e tão intensa que será necessária uma mudança radical na forma em que ela é usada para evitar a escassez.

O relatório foi divulgado durante o Fórum Mundial da Água em Marselha, na França.

Ele diz que a demanda por água está crescendo para irrigação de cultivos de alimentos, para produção de energia elétrica e para fins sanitários. Além disso, as mudanças climáticas estão reduzindo os suprimentos ao alterar os padrões de chuvas, provocando secas mais prolongadas e o derretimento de geleiras.

Apesar de se reconhecer a importância da ingestão de água para a saúde, ainda não há consenso entre os especialistas sobre a quantidade diária a ser consumida pelos indivíduos.

Segundo o Food and Nutrition Board (IOM), por meio da publicação da Dietary Reference Intakes (DRIs) para água, potássio, sódio, cloreto e sulfato, ao se considerar a ingestão de água, deve-se incluir a água pura e aquela presente nas bebidas e nos alimentos. Os valores diários totais de Ingestão Adequada (AI) para homens e mulheres, de 19 a 30 anos, devem ser de 3,7 l e 2,7 l, respectivamente.

A quantidade adequada para ingestão diária de água varia de maneira importante de acordo com fatores que incluem o grau de atividade física, o tipo de exposição ambiental, a dieta e a presença de doenças que comprometem a função cardíaca e/ou renal. Durante a lactação, a necessidade de água aumenta em razão da produção de leite.

Fonte: BBC Brasil  e Food Notes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s