Nutrigenômica e o futuro da alimentação

Pesquisas realizadas nos últimos anos têm demonstrado que o estilo de vida tem um papel muito importante na regulação da função dos genes e, ao contrário do que se imaginava antes, o destino da nossa saúde não está mais 100% nas mãos do DNA.   

Assim, os nutrientes e outras substâncias presentes nos alimentos são capazes de controlar a expressão dos genes e, consequentemente, estimular as funções das células que compõem o indivíduo.

Nesse sentido, é possível estabelecer uma conduta dietética para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e câncer, as principais causas de morte na população brasileira e mundial.

Esse cenário reforça a importância de se adotar um estilo de vida saudável cada vez mais cedo. Uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos fazem toda a diferença quando o assunto é saúde.

Consulte sempre um nutricionista antes de fazer mudanças em sua dieta.

 

Fontes: Revista Nestlé com Você e Dr. Carlos Eduardo Andrade Chagas (Nutricionista e pesquisador no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo na subárea interação gene-nutriente).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s