Vegetarianos e um novo projeto de lei

Nas dietas vegetarianas ocorre a ausência (ou quantidade limitada) de alimentos de origem animal e, consequentemente, a menor ingestão de gorduras. O cardápio passa, então, a ser composto por quantidades maiores de frutas, hortaliças, cereais integrais e leguminosas, promovendo assim a maior ingestão de fibras e compostos bioativos.

Nesse sentido, as dietas vegetarianas são associadas ao menor risco para doença cardiovascular, câncer, excesso de peso e obesidade.

Mas, se por um lado, a exclusão de carnes, ovos e leite pode representar determinados benefícios para a saúde, por outro lado, pode promover a carência de uma variedade de nutrientes fundamentais, como vitaminas (B12, D, A), minerais (ferro, cálcio, zinco), ácidos graxos essenciais (ômega-3) e proteínas de alto valor biológico.

No caso específico da vitamina B12, um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional defende o enriquecimento dos alimentos com esse nutriente. De acordo com dados apresentados pelo Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira, não são apenas os vegetarianos que se enquadram no grupo de risco.

A instituição afirma que a deficiência de vitamina B12 na população supera a deficiência de ferro e ácido fólico. O fato parece ser ainda mais relevante entre gestantes e idosos.

Dentre os alimentos fontes de vitamina B12 estão o fígado bovino, carnes em geral, ovos, leite e seus produtos derivados. A vitamina B12 tem ampla atividade no organismo, participando das funções neurológicas e da formação das células sanguíneas. Sua carência resulta em um tipo específico de anemia cujos sintomas incluem palidez, fadiga, respiração curta e redução da capacidade de trabalho.

leia mais: http://migre.me/9Ae4I
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s