Chegou o inverno! Reforce sua imunidade.

Uma boa nutrição é a base para um sistema imunológico saudável.
O fortalecimento do sistema imunológico é vital para que o organismo se mantenha saudável, principalmente com a chegada do inverno, quando os problemas respiratórios se tornam mais frequentes, assim como, gripes e resfriados.Imagem

A função do sistema de defesa é manter o controle sobre os invasores externos (como vírus e bactérias) e eliminá-los do organismo. De modo geral, os principais mecanismos para que isso ocorra incluem barreiras – como a pele e as células do trato gastrintestinal, boca e nariz – e moléculas especializadas, que reagem rapidamente às infecções.

Crianças pequenas, que ainda não tem o sistema imunológico devidamente desenvolvido, e indivíduos na terceira idade estão mais susceptíveis às infecções e, portanto, deve-se redobrar a atenção nessas situações.

Além disso, alguns hábitos relacionados ao estilo de vida moderno podem enfraquecer o sistema imune, tornando-o vulnerável aos agentes invasores. Dentre eles, destacam-se o estresse, má alimentação e poucas horas de sono.

Uma alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para garantir que o organismo se mantenha fortalecido. A vitamina C costuma ser o nutriente mais lembrado, entretanto, a ingestão adequada de betacaroteno, vitaminas A, B, D, E, polifenóis, ômega-3, ômega-6, zinco, selênio, cobre é fundamental para a boa atuação dos mecanismos imunológicos.

Inclua diariamente no seu cardápio os seguintes alimentos: frutas, verduras e legumes (fontes de betacaroteno, vitaminas e polifenóis), peixes marinhos (ômega-3, ferro, cobre, zinco), cereais integrais e oleaginosas (ômega-6, selênio, vitaminas) e alimentos lácteos (vitaminas A e D).

Os suplementos nutricionais também contribuem para a ingestão dos nutrientes que fortalecem o sistema de defesa.

por_Maria Fernanda Elias
fonte: http://migre.me/9Fr6k

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s