20 de Outubro: dia da luta contra a Osteoporose

Uma pesquisa realizada pelo International Osteoporosis Foundation (IOF) revelou que, pelo menos, 1 em cada 3 mulheres acima dos 50 anos são diagnosticadas com osteoporose e que 3 milhões sofrem com fraturas vertebrais decorrentes da doença.

Os números já são alarmantes, entretanto, os profissionais da instituição afirmam que a prevalência deve aumentar em 14% até o ano de 2050.

Os principais motivos desse aumento pairam sobre o aumento da expectativa de vida associado ao estilo de vida moderno, que dificulta a manutenção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos e exposição ao sol.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, Europa e Japão revelam também que a osteoporose não é exclusividade das mulheres e atinge 1 em cada 5 homens. Nessas regiões, a estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam afetadas pela doença.

Os ossos são componentes vivos e estão em constante estado de remodelação. Por isso, o cálcio e a vitamina D atuam em conjunto para construir e manter a massa óssea. A vitamina D também está envolvida na redução do risco de fraturas e quedas.

Atualmente, sabe-se que a ingestão de outros nutrientes, como proteínas, fósforo, magnésio e as vitaminas A, C, complexo B e K, são essenciais para a saúde óssea. As vitaminas C e B6, por exemplo, são necessárias para a formação do colágeno, um material orgânico necessário para manter os ossos unidos.

Para obter as quantidades adequadas dos nutrientes envolvidos na saúde dos ossos, é importante consumir diariamente os seguintes grupos de alimentos: leite e derivados; frutas, verduras e legumes; carnes e ovos e feijões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s