World Osteoporosis Day

O estudo BRAZOS (Brazilian Osteoporosis Study), que avaliou os hábitos de brasileiros com mais de 40 anos de todas as regiões do país, identificou importantes inadequações no consumo de cálcio e de vitamina D, nutrientes essenciais para a manutenção da saúde óssea.

A ingestão diária de cálcio foi, em média, 1/3 daquela recomendada para o gênero e faixa etária. E, mais alarmante, 99% dos indivíduos tinham ingestão diária abaixo da recomendada (1200 mg).

A ingestão média de vitamina D foi equivalente a 1/4 da recomendação o gênero e faixa etária. Assim como o cálcio, a maior parte da população (99,3%) encontrava-se abaixo dos valores recomendados.

Os ossos são componentes vivos e estão em constante estado de remodelação. Por isso, o cálcio e a vitamina D atuam em conjunto para construir e manter a massa óssea. A vitamina D também está envolvida na redução do risco de fraturas e quedas.

Atualmente, sabe-se que a ingestão de outros nutrientes, como proteínas, fósforo, magnésio e as vitaminas A, C, complexo B e K, são essenciais para a saúde óssea. As vitaminas C e B6, por exemplo, são necessárias para a formação do colágeno, um material orgânico necessário para manter os ossos unidos.

Novas evidências sugerem que o consumo regular de peixe, ou a ingestão de ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa na forma de suplementos, pode proteger a massa óssea do estresse oxidativo, responsável por reduzir a atividade das células que constroem os ossos.

A boa condição óssea é fundamental para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar. Por isso, a prevenção da osteoporose é fator relevante e deve ser considerada em todas as fases da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s