Coenzima Q10: muito além da beleza

Reconhecida por sua propriedade antioxidante, a substância – também chamada de ubiquinona – é uma provitamina naturalmente encontrada em alguns alimentos, como a carne vermelha, peixes, cereais, brócolis e espinafre.

O organismo também consegue sintetizar a coenzima Q10, entretanto, essa capacidade é reduzida com o avanço da idade e com a utilização de determinados medicamentos, como as estatinas, muito utilizadas para cotrole dos níveis de colesterol.

Localizada nas membranas celulares, a coenzima Q10 atua como um cofator essencial na cadeia respiratória e na produção de energia. Aproximadamente 95% da energia total que o corpo precisa para realizar suas funções é ativada pela coenzima Q10. Isso significa que ela não é apenas necessária para a realização das atividades físicas, mas também é fundamental para a atividade cardíaca e ação de outros órgãos vitais.

Ainda não foi estabelecida uma recomendação diária para a ingestão de coenzima Q10, mas, seus benefícios para a saúde são reconhecidos por meio de uma variedade de estudos científicos.

Dentre as principais vantagens de se manter níveis adequados de coenzima Q10 no organismo estão as relacionadas com a função antioxidante, incluindo a prevenção ou retardo do envelhecimento precoce, menor risco para doenças neurodegenerativas e cardiovasculares. O ingrediente tem sido utilizado no tratamento de uma variedade de cardiopatias por mais de 35 anos, especialmente no Japão.

Outras pesquisas apontam a função da coenzima Q10 na prevenção e terapia de hipertensão e na recuperação muscular após o exercício.

Os estudos de inquéritos alimentares mostram que, apesar da coenzima Q10 ser encontrada em vários alimentos, as populações ingerem quantidades baixas da substância. Nesse sentido, o consumo de suplementos nutricionais e de alimentos fortificados pode contribuir com a ingestão de quantidades superiores de coenzima Q10.

Em caso de dúvidas sobre sua alimentação, consulte sempre um nutricionista.

Anúncios

Um comentário sobre “Coenzima Q10: muito além da beleza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s