Verão: alimentação saudável favorece a imunidade

Alimentação balanceada auxilia na manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico para evitar doenças como gripes, resfriados, infecções respiratórias, otite, conjuntivite, herpes, problemas gástricos entre outros.

Consumo adequado de frutas, legumes e verduras, que são alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, cujo papel principal é regular as funções do organismo. A recomendação é de pelo menos três a cinco porções de frutas e de 4 a 5 porções de verduras e legumes, diariamente.
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As frutas ricas em vitamina C como laranja, limão, acerola e morango são importantes agentes antioxidantes, prevenindo o envelhecimento e desgaste celular.

As verduras e legumes como brócolis, espinafre, beterraba, tomate, escarola e alface são ricos em ferro, vitaminas e fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal, redução do colesterol e prevenção de alguns tipos de  câncer. Não podemos esquecer os outros grupos de alimentos como os cereais, que fornecem energia para manter nosso corpo em movimento. As carnes bovinas, de frango e peixe, ovos, leite e seus derivados como queijos e iogurtes que, além de nos fornecer proteínas responsáveis pela produção e reparação dos nossos tecidos corporais, auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Já as gorduras também contribuem beneficamente para o bom funcionamento do nosso organismo, como por exemplo, o azeite de oliva que é rico em ômega 3 e pertence a uma categoria muito especial de gordura que auxilia no controle do colesterol e triglicérides. Os alimentos consumidos de maneira isolada não têm efeito benéfico. O correto é nos alimentarmos de forma regular e sem excessos.

Autor: Dra. Rita Helena Bueno Pinheiro – Coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Fonte: Nutrição em Pauta
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